quarta-feira, 8 de outubro de 2014

RELAÇÕES HUMANAS E ÉTICAS

RELAÇÕES HUMANAS E ÉTICAS

Artigo por Colunista Portal - Finanças E Areas Afins - quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
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A ética deve fundamentar um movimento de luta pelos ideais da humanidade
A ética deve fundamentar um movimento de luta pelos ideais da humanidade
As relações humanas são pontuadas pela ética ou pelo modo de viver de cada um, pois vivemos em uma sociedade que está em constante mudança, e junto com essas mudanças estamos enxergando o que não queremos, a crescente violência tanto física como moral, que continua sendo gerada pela desvalorização à vida, presença marcante no mundo atual.

Ainda sendo uma sociedade globalizada, contemporânea e em constante evolução tecnológica, pautada na satisfação imediata, agilidade, nas novidades científicas e tecnológicas, ainda nos deparamos com a incapacidade humana de administrar, refletir e estabelecer diretrizes para proteção e respeito da própria raça, esquecendo que a ética deve ser vista com uma espécie de alicerce na construção da sociedade. 

Mesmo com essas pontuações sabemos que ainda estamos em uma sociedade organizada, mesmo que aconteçam algumas rupturas ou crises, ainda permanecemos numa sociedade estruturada, pois quando o sentimento ético se rompe, a sociedade começa a entrar numa crise autodestrutiva, por isso o ser humano, pensante, afetivo e emocional precisa de tempo para se adequar aos novos avanços tecnológicos, a gama de novas informações, adaptar-se às novidades constantemente, aprendendo a ser uma pessoa mais digna, a ser respeitado e a respeitar, ser solidário e ter responsabilidade, viver em uma sociedade justa, sem violência.

Devemos aprender a dialogar entre os pares, interagirmos para juntos lutarmos por nossos valores e atitudes, onde a ética deve fundamentar um movimento de luta pelos ideais da humanidade, onde esses valores e atitudes necessitam ser apresentados e desenvolvidos no ambiente escolar pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.

Nesse sentido são essenciais dois fatores, para os alunos assumirem os princípios éticos nas suas relações humanas, tanto dentro do espaço escolar como fora, esses fatores são parte do programa ética e cidadania do Ministério da Educação (ARAÚJO et al., 2007, p. 4):

• O primeiro fator é que esses princípios se expressem em situações reais, nas quais os estudantes possam ter experiências e conviver com a sua prática;
• O segundo fator é que se propicie um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.

Não devemos esquecer que outro ponto importante nesse processo é a constante participação dos sujeitos no processo da aprendizagem, estudantes e docentes, que devem interpretar e conferir o sentido dos conteúdos com que convivem na escola, e isso acontecerá a partir do momento que eles em conjunto entenderem que seus valores previamente construídos, seus sentimentos e emoções devem ser respeitados.

ARAÚJO, U.F. et al. Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade: relações étnico-raciais e de gênero / organização FAFE – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP–Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/1_rel_etica.pdf>. Acesso em: 20 de set. 2013.


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