quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Orações Coordenadas - Novos exercícios para fazer no caderno



A Raposa e as uvas

 Uma raposa estava com muita fome. Foi quando viu uma parreira cheia de lindos cachos de uva. Imediatamente começou a dar pulos para ver se pegava as uvas. Mas a latada era muito alta e, por mais que pulasse, a raposa não as alcançava.
- Estão verdes – disse, com ar de desprezo.
E já ia seguindo o seu caminho, quando ouviu um pequeno ruído.
Pensando que era uma uva caindo, deu um pulo para abocanhá-la. Era apenas uma folha e a raposa foi-se embora, olhando disfarçadamente para os lados. Precisava ter certeza de que ninguém percebera que queria as uvas.
Também é assim com as pessoas: quando não podem ter o que desejam, fingem que não o desejam.
(12 fábulas de Esopo. 0. Por Fernanda Lopes de Almeida. São Paulo. Ática, 1994)

Latada: grade de varas ou canos para sustentar plantas.


1. Na fábula, a raposa, com fome, vê “lindos cachos de uva”. Se os cachos eram lindos, por que, então, a raposa diz que estavam verdes?

2. A raposa, não alcança as uvas, vai embora. Que fato posterior a esse comprova que a raposa mentia ao dizer que as uvas estavam verdes?

3. Identifique no texto o parágrafo que contém a moral da fábula de Esopo.


4. Qual das frases abaixo traduz a idéia principal da fábula de Esopo?
a) Quem não tem, despreza o que deseja.
b) A mentira tem pernas curtas.
c) Quem não tem o que deseja, sente inveja dos outros.



5. Assinale a alternativa correta: 
a) Os pais incentivaram os filhos; esses, contudo não conseguiram enfrentar o problema. A idéia apresenta expressa:
( ) explicação ( ) conclusão ( ) oposição ( ) proporção

b) A oração coordenada sindética explicativa é:
( ) Ele trabalha muito, mas produz pouco.
( ) Apronte-se logo, que estamos em cima da hora.
( ) Aqueles dois ora entra, ora sai. Não tem sossego.
( ) A torcida incentivou, mas eles não ganharam o jogo.

6. Retire do texto um período simples e um período composto: 


7. Assinale a alternativa em que o conetivo “e” é uma conjunção aditiva.

a)Ligou a TV para combater a insônia e dormiu.
b)Ele saiu com destino ao cinema e, encontrando Laura, foi passear no shopping.
c)Apanhou muito e não chorou.
d)Estudou inglês por mais de cinco anos e desconhece a palavra dumping.
e)O telefone tocou e, do outro lado da linha, só havia silêncio.

8. As orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. Agora leia as orações: 
I. Não assisto TV, pois prefiro uma boa leitura.
II. Adoro você e sempre vou adorar, porém não me engane.
III. Fique comigo ou com o mundo.
De acordo com as orações acima, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas que seguem. Você é capaz!
( ) No período I há duas orações coordenadas sindéticas.
( ) Os três períodos possuem, cada, somente uma oração coordenada assindética.
( ) No período II há uma oração coordenada sindética aditiva e outra adversativa.



9) Leia o texto e analise as orações sublinhadas: 

         sujeito estava chegando na rodoviária/ e viu o ônibuspartindo naquele instante.Não teve dúvidas,/ ajeitou as malas nas costase saiu em desabalada carreira atrás do ônibus./Correu mais de cinqüenta quilômetros até que conseguiu alcançar o ônibus. Estava totalmente esfrangalhando, o sujeito.Sentou numa poltronae comentou com o companheiro do lado:
            - Se eu perdesse este ônibus pra Bahia, só ia ter outro a semana que vem.
            Ao que o outro observou:
            -Só que este aqui está indo pra Porto Alegre. Tchê.

                                     As melhores piadas e anedotas da praça, n °1.São Paulo,Green Editora.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.