quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Modo Indicativo

Tempos verbais do Indicativo


Presente:
Indica fato que ocorre no dia a dia, corriqueiramente. Caracteriza-se este tempo pela frase Todos os dias...

- Todos os dias, caminho no Zerão.
- Estudo no Maxi.
- Confio em meus amigos.  



Pretérito:

Indica fatos que já ocorreram.

Pretérito perfeito:
Indica fato que ocorreu no passado em determinado momento, observado depois de concluído.

- Ontem caminhei no Zerão.
- Estudei no Maxi no ano passado.
- Confiei em pseudoamigos.

Pretérito imperfeito:
Indica fato que ocorria com frequência no passado, ou fato que não havia chegado ao final no momento em que estava sendo observado.

- Naquela época, todos os dias, eu caminhava no Zerão.
- Eu estudava no Maxi, quando conheci Magali.
- Eu confiava naqueles amigos.

Pretérito mais-que-perfeito:
Indica fato ocorrido antes de outro no Pretérito Perfeito do Indicativo.

- Ontem, quando você foi ao Zerão, eu já caminhara 6 Km.
- Eu já estudara no Maxi, quando conheci Magali.
- Eu confiara naquele amigo que mentiu a mim.


Futuro:
Indica fatos que ocorrem depois do momento da fala.

Futuro do presente:
Indica fato que certamente ocorrerá.

- Amanhã caminharei no Zerão pela manhã.
- Estudarei no Maxi, no próximo ano.
- Eu confiarei mais uma vez naquele amigo que mentiu a mim.

Futuro do pretérito:
Indica fato futuro, dependente de outro anterior a ele.

- Eu caminharia todos os dias, se não trabalhasse tanto.
Estudaria no Maxi, se morasse em Londrina.
- Eu confiaria mais uma vez naquele amigo, se ele me prometesse não mais me trair.
 http://www.gramaticaonline.com.br/page.aspx?id=9&iddetalhe=315&idsubcat=60&idcateg=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.