quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Exercícios poéticos ...

Exercícios poéticos

Leia os poemas produzidos pelos alunos dos docentes Leonaldo Batista dos Santos, de Praia Grande (SP), e Neli Santos, de Uberlândia (MG)


Mentira!
Gabriely Willian, 12 anos
6º ano da EM Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo 
Imaginações, emoções, ilusões.
Tudo isso sofri!
Tentei chorar nos teus ombros.
Mentira! Você não estava mais aqui.

Meu coração gritava desesperadamente por você!
Minha alma é como neblina!
Minha raiva é fogo!

Você voltou como se nada tivesse acontecido.
Sinceramente, para mim você havia morrido!

Vou falar no seu ouvidinho...
Mentira.

Quando alguém 
Walisson da Cruz, 12 anos 6º ano da EM Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo 
Quando alguém vai pela estrada
Vai com a calça apertada.
Quando alguém vai ao banco
Sente-se um tranco.
Quando alguém tem vida
Quando acorda tem uma saída.

Quando alguém não se sente bem
Vai para a igreja dizer amém.
Quando alguém vai onde está escuro
Finge que está seguro.
Quando alguém vai ao trabalho
Acha-se um atalho.

Quando alguém faz o almoço
Sente-se uma coisa no pescoço.
Quando alguém vai pro lugar errado
Chama-se "atormentado".
Quando alguém vai à feira
Encontra-se uma cadeira.

Quando alguém vai brincar
Sempre vai se machucar.
Quando alguém está com energia
Sempre sente alegria.
Quando alguém pergunta como eu estou
Eu digo: Esse poema acabou.

Eclipe
Izabel Cristina Ribeiro Bernardes, 48 anos 
Turma de 7º ano da EJA da Eseba - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 

Se você fosse o sol
E eu a lua,
Teria eclipse todos os dias...

A Cama Eliete Osana Borges, 37 anos Turma de 7º ano da EJA da Eseba - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Em minha cama deito,
Tão logo deito, penso.
O pensar dispersa,
O deitar me acomoda.
Quero não pensar, quero sonhar...
Descanso e adormeço.

História de Minha Infância Wilson de Morais Martins, 48 anos Turma de 7º ano da de EJA da Eseba - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Eu tenho muita saudade
Do meu tempo de criança.
Vivia com meus pais
na fartura e na bonança.

Mas o tempo foi passando...
Fiquei moço de repente
E fui pra cidade grande,
Me tornei independente.

Hoje, longe da família,
A saudade me devora,
Mas não perco a esperança
De um dia ir embora.

Quando estiver chegando
Onde chorei na despedida,
Quero abraçar papai e mamãe,
pois foram eles que me deram a vida!

Quero rever meus irmãos.
E o meu maior desejo:
Quero lhes dar muito carinho
Muitos abraços, muitos beijos.

Quero ir lá na fazenda,
Vou pescar no rio Taquari,
Onde tem peixe graúdo,
Tem piapara, tilápia e lambari!!

Eu estou vivendo na cidade
Amolado e tristonho.
Tenho fé que muito em breve
Vou realizar o meu sonho!

Já está chegando a hora...
A saudade é demais!
Não quero viver em Minas,
Vou voltar pra Goiás.

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/galeira-poemas-produzidos-pelos-alunos-810348.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.